Sueli Carneiro
Sueli Carneiro
(1942-1995)
Filósofa, escritora e ativista antirracista do movimento negro brasileiro. É doutora em filosofia pela USP e fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, sendo considerada uma das mais relevantes pensadoras do feminismo negro no Brasil.
Sonia Guajajara
Sonia Guajajara
Graduada em Letras e Enfermagem, fez pós-graduação em Educação Especial. Internacionalmente reconhecida por sua luta em defesa dos direitos dos povos indígenas e pelas causas socioambientais. Atual Ministra dos Povos Indígenas.
Selma Dealdina
Selma Dealdina
Mulher quilombola do Angelim III, Território do Sapê do Norte, no Espírito Santo. Integra diversas organizações da sociedade civil comprometidas com a luta quilombola e com a luta antirracista. É Secretária Executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).
Sandra Braga
Sandra Braga
Agricultora rural, integra a Coalizão Negra por Direitos e o Coletivo de Mulheres Negras da CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas. É pertencente e liderança do Quilombo Mesquita no estado de Goiás.
Rose Marie Muraro
Rose Marie Muraro
(1930-2014)
Nos anos 70, foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil. Escritora, intelectual, autora de mais de 40 livros sobre feminismo, direitos das mulheres e afins. Também atuou como editora em 1600 títulos.
Puyr Tembé
Puyr Tembé
Atualmente é Secretária dos Povos Originários do Estado do Pará, foi presidenta da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (FEPIPA) e é cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA). Organizadora das Marchas das Mulheres Indígenas.
Luiza Bairros
Luiza Bairros
(1953-2016)
Formou-se em Administração Pública e era doutora em Sociologia pela Universidade de Michigan (EUA). Foi um dos principais nomes do Movimento Negro Unificado (MNU). Ex-ministra da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial, cargo que ocupou entre 2011 e 2014.
Lélia Gonzalez
Lélia Gonzalez
(1935-1994)
Intelectual, autora, política, professora, filósofa e antropóloga brasileira. Pioneira nos estudos sobre cultura negra no Brasil e cofundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro, do Movimento Negro Unificado e do Olodum.
Laudelina de Campos Melo
Laudelina de Campos Melo
(1904-1991)
Defensora dos direitos das mulheres, fundadora do primeiro sindicato de trabalhadoras domésticas no Brasil. Sua atuação foi fundamental para a conquista do direito à carteira de trabalho e à previdência social.
Keila Simpson
Keila Simpson
Presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Ativista do movimento LGBTQIAP+ desde 1990. Ela já foi vice-presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e, em 2013, recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.